8 Formas de Obter o Máximo Proveito de umas Férias Curtas

Para quem não tem a possibilidade de passar uma ou duas semanas de férias, existe sempre a opção de umas férias mais curtas, de por exemplo 3 ou 4 dias, também conhecidas por escapadinha ou escapadela. Isso não significa que você não vá ter umas boas férias, desde que saiba como maximizar o seu tempo. Só é preciso um pouco de planeamento e preparação para garantir que as suas férias curtas sejam tão boas ou melhores que umas férias longas. Veja como fazê-lo:

Praga

1. Não viajar para muito longe

Escusado será dizer que, se você tentar viajar para muito longe, você não vai ter tempo nenhum para realmente desfrutar do seu destino. Se você tem apenas alguns dias de férias, escolha um destino no seu próprio país ou num país próximo, a menos que você queira passar as suas férias inteiras a sentir o efeito do jet lag.

2. Viajar apenas com bagagem de mão

Quem quer perder o seu tempo de férias precioso com bagagens? Ou pior, com o preenchimento de formulários porque a sua bagagem desapareceu? Não há absolutamente nenhuma razão ou vantagem para você não levar apenas bagagem de mão, especialmente em viagens curtas.

3. Apanhar táxis

Assim que estiver no seu destino, não perca tempo a tentar movimentar-se nas complicadas rotas de autocarro locais ou a mudar constantemente de linha no metro. Você só tem um curto período de tempo para desfrutar das suas férias, portanto, o melhor é gastar algum dinheiro extra num táxi e assim chegar aos seus locais de interesse e atividades mais rapidamente.

4. Comer rapidamente

Comer é um dos grandes prazeres de viajar por isso não estou a dizer que você não deve fazer as suas refeições. No entanto, se você tem o tempo limitado, não o desperdice num almoço de três horas, quando poderia estar a passear ou a fazer atividades interessantes. Tome o pequeno-almoço e o almoço rapidamente e guarde a “festa” para o jantar, quando todas as atrações estão fechadas.

5. Planear as atividades com antecedência

Fazer um pouco de pesquisa pode fazê-lo economizar tempo e dinheiro quando se trata de turismo. Decida o que quer visitar e ver com antecedência, localize essas atrações num mapa e, em seguida, agrupe as atividades que estão localizadas próximas umas das outras. Ao visitar um grupo de atrações de cada vez, vai evitar de andar a correr para trás e para frente por toda a cidade.

6. Reservar bilhetes para as atrações mais populares com antecedência

Se há uma coisa que as atrações populares têm em comum, é uma longa fila de espera. Não seja idiota ao ponto de perder o seu pouco tempo de férias disponível, em filas. Muitos museus e galerias deixam você reservar bilhetes com antecedência para que você possa evitar as longas filas. Verifique no site da atração para ver se esta é uma opção disponível. Os passes turísticos como por exemplo o London Pass ou o Paris Pass, podem ser boas opções. Tudo depende das atrações que você quer visitar.

7. Sair do raio turístico

Não gaste todo o seu tempo em museus. Converse com os moradores, vagueie pelas ruas secundárias e visite um lugar pouco ou nada turístico. É das pequenas aventuras que você se vai lembrar quando a sua viagem terminar, por isso, tente ter o maior número possível de pequenas aventuras.

8. Tempo para relaxar

É tentador ver e fazer, tanto quanto possível, mas lembre-se que umas férias também servem para descansar. Faça algo relaxante todos os dias. Faça uma massagem, um banho de imersão, ou tome um cocktail junto à piscina do hotel (não há nada como uma bebida com um guarda-chuva para fazer você sentir-se como se estivesse de férias). Assim, você aproveita e também recarrega as “baterias” antes da próxima rodada de visitas.

Também tem dicas que considere úteis para umas férias curtas ou escapadinha? Deixe um comentário e partilhe.

Deixe uma resposta

Fechar Menu