As 5 Cidades Europeias Mais Amigas das Bicicletas

As 5 Cidades Europeias Mais Amigas das Bicicletas

bicicleta-cidadeAndar de bicicleta é barato, saudável e amigo do ambiente. Felizmente existem cada mais cidades a adaptarem-se e a incentivarem os seus habitantes a usar bicicletas nas suas deslocações diárias. No entanto, existem 5 cidades europeias que se destacam de todas as outras e por isso devem servir de modelo e exemplo para todas as cidades que queiram contribuir para uma maior qualidade de vida dos seus habitantes.

Amesterdão

É a primeira cidade que vem à cabeça quando se houve falar em usar a bicicleta no dia-a-dia. É sem dúvida alguma, a capital europeia das bicicletas. Mais de 40% do seu tráfego move-se através deste meio de transporte, faça chuva ou faça sol.

Copenhaga

A capital dinamarquesa é outro exemplo de sucesso e é a principal “rival” em termos estatísticos da cidade de Amesterdão. A prova disso é o facto de mais de 35% dos trabalhadores deslocarem-se para os seus empregos de bicicleta. Veja como é simples e barato explorar Copenhaga de bicicleta.

Berlim

Numa cidade onde menos de metade dos residentes têm carro próprio, a bicicleta e outros transportes públicos são os meios de transportes preferidos. Não tem a quantidade de bicicletas que Amesterdão e Copenhaga têm, mas ano após ano são cada vez mais os berlinenses que circulam de bicicleta. A constante criação de mais e melhores condições na cidade de Berlim, é o principal motivo para esse crescimento.

Paris

Através do seu enorme sistema de aluguer de bicicletas criado em 2007, Vélib´, Paris transformou-se numa das cidades mais amigas das bicicletas e do ambiente.  Além de dar mais qualidade de vida aos seus habitantes, proporciona também aos milhares de turistas que visitam a cidade luz diariamente um modo diferente de a conhecer.

Barcelona

Tal como em Paris, a capital da Catalunha criou também um sistema de aluguer de bicicletas em 2007, com o nome bicing, o qual conta com várias dezenas de milhar de utilizadores.

Estas são as 5 cidades europeias que na minha opinião são mais amigas das bicicletas e consequentemente mais sucesso têm perante os seus habitantes.

Qual a cidade que conhece e que juntaria a estas 5? Deixe o seu comentário.

Este post tem 3 comentários

  1. Amigão, concordo plenamente com ti. Só acho que se enganou em ñ incluir Sevilla na lista. A cidade é dominada pelas Bicis, muito mais do que Barcelona. Há estacionamento de bicicletas em todos os lugares e a cidade é toda ligada por ciclovias, faz parte do transporte público da cidade. É uma solução sustentavel encontrada pela prefeitura de Sevilla. E ao contrário de Barcelona a onde as bicicletas são só pra residentes europeus ou que possuam NIF em Sevilla elas são abertas a todos os turistas. Confira no site http://www.sevici.es abraços, gostei do post !!!!

    1. Ainda bem que gostou do post Paulo. Relativamente a Sevilha, conheço perfeitamente o sistema lá implementado. Estive lá em Junho e fiquei surpreendido pela positiva com a quantidade de ciclovias e estacionamentos existentes. Se fossem 6 em vez de 5 as cidades a colocar no artigo, Sevilha seria uma delas.
      Obrigado pelo seu útil comentário.

  2. Eu acrescentaria Salzburgo na Áustria como mais uma das cidades amigas das bicicletas. Felizmente a lista é cada vez maior, para bem do ambiente e da carteira de quem opta por este tipo de transporte.

Deixe uma resposta

Fechar Menu