5 Dicas para Viajar em Condições Climatéricas Extremas no Inverno

5 Dicas para Viajar em Condições Climatéricas Extremas no Inverno

Viagens em destinos com inverno rigoroso e atrasos relacionados com o clima costumam caminhar de mãos dadas. Desde tráfego mais intenso e perigoso nas rodovias a voos atrasados ou cancelados, a probabilidade de você se ver. Veja em baixo 5 dicas de viagem úteis para o ajudar a não ser apanhado desprevenido durante, por exemplo, um “Ciclone Bomba” ou tempestade de gelo.

Seguro de viagem

Por norma, as companhias aéreas permitem que você recupere o bilhete das datas afetadas sem nenhum custo adicional. No entanto, para aqueles casos em que você pode perder um voo porque ficou preso no trânsito ou o seu cruzeiro partiu sem você devido ao seu voo ter sido cancelado ou chegado atrasado, o seguro de viagem pode ser a sua salvação para recuperar todo ou parte do investimento na sua viagem.

Alertas

Obtenha alertas de viagem e/ou meteorológicas entregues no seu telemóvel. Existem várias aplicações que permitem que você receba notificações de mensagens de texto ou via e-mail da sua companhia aérea sobre o status do seu voo, assim como sobre as condições climáticas.

Kit de segurança

Se você vai dirigir ou voar, prepare-se para possíveis atrasos. Embale um pequeno saco extra com uma camisola extra, luvas, água e alimentos de alta teor energético. Você também pode levar uma escova e pasta de dentes, uma mudança de roupa interior e quaisquer medicamentos prescritos necessários. Lembre-se também de uma lanterna, baterias extras ou carregador de telemóvel, um kit de primeiros socorros e um bom livro.

Considere aeroportos maiores e bagagem de mão

Se suspeitar que pode haver ameaças climáticas severas durante o seu tempo de viagem, considere voar a partir de um aeroporto maior. Nos aeroportos internacionais maiores, você terá maior chance de encontrar mais voos alternativos. Além disso, em caso de grandes nevões e temperaturas altamente negativas, esses aeroportos também estão melhor equipados para limpar as pistas mais rapidamente ou para fazer o degelo de um avião. Se viajar apenas com bagagem de mão, você estará em melhor posição para mudar os voos rapidamente em caso de cancelamento.

Use estradas principais

Se usar o seu carro ou um carro alugado para viajar, mantenha-se nas estradas principais. Se ficar retido devido à neve, não só é provável que os limpa neves sejam mais rápidos a agir, como existem outras pessoas que o podem ajudar, em caso de emergência. Viaje também durante o dia, quando as oficinas de reparação de carros e lojas de conveniência estão abertas. Se ficar retido no seu veículo durante um longo período de tempo, ligue o motor do carro por apenas alguns minutos uma ou duas vezes por hora para manter o calor e poupar combustível.

Já alguma vez foi apanhado numa situação do género, durante uma viagem?

Deixe uma resposta

Fechar Menu