Destaque »

Viajar pode representar vários riscos para a saúde dependendo das características do viajante e da viagem e por isso mesmo deve sempre estar bem informado sobre o que se passa no mundo, no que a saúde …

Leia o artigo completo »
Inicio » Viajar em Segurança

Como Encontrar Alguém com quem Viajar

A seguidora do VMB via Twitter @tania_rodrigues, pediu umas dicas para encontrar alguém com quem viajar.

twitter2

Muitas pessoas não se sentem à vontade, ou simplesmente não gostam de se fazer à estrada sozinhas. Compreensivelmente, elas estão preocupadas com a segurança, com a solidão, com os custos adicionais, ou apenas gostariam de ter alguém para compartilhar as suas experiências. Nem sempre é possível viajar com os amigos, porque toda a gente tem as suas próprias obrigações, horários, interesses e orçamentos. Então, o que podem as pessoas que realmente querem viajar e não têm nenhum amigo ou familiar que as possa acompanhar, fazer?

A resposta é óbvia,  precisam de encontrar um “companheiro de viagem”! Felizmente, os viajantes em geral gostam de fazer novos amigos e você pode muito facilmente tirar partido deste facto, para encontrar novas pessoas com interesses e planos de viagem semelhantes ao seu.

Existem 2 boas maneiras de  conseguir encontrar alguém que queira compartilhar uma viagem consigo:

1 – On-line

A Internet possui soluções para muitos problemas e este é um deles. Existe uma grande quantidade de redes sociais, fóruns e websites, onde é relativamente fácil encontrar pessoas interessadas em viajar para o mesmo destino que você, no entanto, é importante minimizar os riscos de encontrar uma pessoa falsa e que represente perigo para si.

Recomendações (mais para elas, por razões óbvias):

– Dê a si mesmo bastante tempo para encontrar um parceiro de viagens on-line. Não espere até a semana que antecede a sua viagem para começar a procurar. Você não pode parecer desesperada. Vai levar tempo para encontrar alguém, não se iluda com o contrário.

– Nos fóruns e redes sociais veja à quanto tempo essa pessoa participa nos  mesmos e qual o grau de participação nos mesmos (participa muito ou pouco?)

– Se a pessoa por acaso for da sua zona de residência, marque um encontro num local bem movimentado e leve um amigo consigo e tente perceber qual a seriedade com essa pessoa responde ás suas questões. Deixe o seu amigo(s) intervir na conversa e no final peça a opinião dele sobre a pessoa.

– Faça perguntas, muitas perguntas mesmo. Se a outra pessoa for minimamente séria não se importará de lhe responder a todas elas, porque compreende o motivo das mesmas.

Alguns websites para encontrar parceiros de viagem:

Twitter: Para começar, coloque no seu perfil o que pretende e o que procura exactamente.

Facebook: É a maior rede social do mundo, logo as probabilidades de encontrar um parceiro, é razoável.

Wayn.com: Rede social totalmente virada para viajantes e viagens.

TripConnect: Outra óptima rede social onde pode criar um excelente grupo de amigos.

BootsnAll – Travel Buddies: Este site conta com uma enorme comunidade espalhada por todo o mundo.

Travel Companions: Um óptimo fórum da Lonely Planet para tentar arranjar uma companheiro de viagem.

Matador Travel Partners: Neste fórum pode também deixar a sua mensagem ou responder a uma que lhe interesse.

2 – CouchSurfing

Esta opção é mais utilizada por viajantes que se sentem confortáveis e gostam de viajar sozinhos, mas é uma óptima maneira de ter companhia no destino pretendido. Além da companhia, ganha também um guia e um lugar grátis para ficar. Existem alguns bons sites onde pode procurar por um sofá disponível.

O nível de segurança é elevado, apenas tem de seguir as recomendações existentes em cada site.

Nota: Os anfitriões nem sempre estão dispostos a passar o tempo todo com os hóspedes ou a servirem de guia, portanto, é aconselhável que pergunte qual a disponibilidade dos mesmos para tal.

Tags: , , ,

94 Comentários »

Deixe um Comentário

Add your comment below. You can also subscribe to these comments via RSS

Mantenha-se dentro do tópico do artigo. Não envie spam.

You can use these tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> 

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar