Como Evitar Ser Vítima de um Carteirista

São cada vez mais, estão em todo o lado e adoram turistas. Estou a referir-me aos carteiristas ou pickpockets (nome como são conhecidos internacionalmente). Geralmente “trabalham” em grupo, são inteligentes, usam técnicas de distracção para evitar que as vitimas se apercebam que são o alvo e roubam em qualquer lugar, sendo os transportes públicos um dos seus lugares preferidos para o fazerem.

Imagem: Archie McPhee Seattle

Existem maneiras que ajudam a evitar que a sua tarde ou as suas férias sejam arruinadas por um carteirista. Deixo aqui algumas dicas que deve ter em mente

  • Coloque o seu dinheiro em bolsos diferentes. Use os bolsos da frente. Assim, se for alvo de um carteirista ele não leva todo o seu dinheiro.
  • Use uma mala frontal ou melhor ainda, use um cinto para dinheiro. Dá para o colocar debaixo da sua roupa sem se notar.
  • Evite andar com grandes quantidades de dinheiro e com cartões de crédito. Deixe-os num lugar seguro no hotel.
  • Ande com confiança, mesmo que esteja perdido ou confuso, finja que sabe perfeitamente o que está a fazer e para onde vai. Depois, quando tiver oportunidade entre num estabelecimento e peça informações. Evite ficar em ruas sozinho a pesquisar o seu mapa.
  • Ande com uma carteira velha vazia ou com papeis (para parecer mais real) no seu bolso de trás. É um óptimo truque para enganar os carteiristas. O máximo que levam para casa, é uma carteira velha cheia de papeis, enquanto que você mantem todos os seus pertences em sua posse.

Já foi alvo de um carteirista? Tem mais alguma dica para evitar os carteiristas? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu