Destaque »

Viajar pode representar vários riscos para a saúde dependendo das características do viajante e da viagem e por isso mesmo deve sempre estar bem informado sobre o que se passa no mundo, no que a saúde …

Leia o artigo completo »
Inicio » Viajar em Segurança

As Fraudes de Rua mais Comuns com Viajantes

Submetido por

pickpocketsA prevenção é fundamental. A polícia muitas vezes não tem recursos para apanhar pequenos ladrões. Mas esses “pequenos ladrões” podem fazer com que fique sem os seus documentos, cartões de crédito e dinheiro.

Ninguém pode criar uma lista completa dos golpes de rua, até porque muitos deles têm uma série de variações. Mas muitos desses truques podem ser reconhecidos. Além de ruas, muitos dos golpes ocorrem também em aeroportos e estações de comboios. Conheça alguns dos golpes de rua mais comuns, que têm como alvo principal os viajantes:

Ajuda para limpar

Muitos destes golpes consistem em desviar a sua atenção por apenas alguns segundos. Uma substância é esguichada para cima de si – talvez mostarda ou algo parecido com excrementos de pássaros. A “ajuda” tem pena de você e ajuda-o a limpar a sua roupa. Esta é uma oportunidade para qualquer carteirista ou cúmplice, roubar-lhe qualquer coisa durante o processo de limpeza. Estas fraudes ocorrem com mais frequência em ruas onde existem multidões.

Ajuda não solicitada nos ATMs

Os ATMs noutros países podem ser confusos. Se você tiver problemas, entre no banco e peça ajuda. Não aceite ajuda não solicitada de alguém que esteja por perto. O que eles querem, é o seu código para limpar a sua conta.

Falsa simpatia

É natural e adequado para quem viaja, conversar com a simpática população local. Essa é uma das melhores experiências que alguém pode ter na estrada. Mas seja um pouco desconfiado se alguém lhe parecer muito amigável no inicio e depois agressivo, com convites para ir com ele a uma determinada loja, restaurante ou bar. Às vezes, estas pessoas, apenas o querem levar a uma zona de vendas agressivas ou para um estabelecimento caro. Confie no seu instinto.

Falsificação de notas

Esta fraude, tem mais incidência em áreas muito visitadas na Ásia, mas certamente que não se limita a esta parte do mundo. Imagine que entra numa loja e paga em dinheiro algumas pequenas compras. Logo depois de sair da loja, é acusado de pagar com dinheiro falso. O dinheiro que supostamente usou para pagar a sua compra é-lhe devolvido – mas em dinheiro falso – além de ter de devolver o que comprou. Resumindo, você paga duas vezes e ainda leva consigo dinheiro falso mais a respectiva consequência que isso acarreta.

Já passou por alguma destas situações? Já foi enganado por outro tipo de fraude que não estas? Deixe um comentário e partilhe as suas experiências.

Tags: ,

Deixe um Comentário

Add your comment below. You can also subscribe to these comments via RSS

Mantenha-se dentro do tópico do artigo. Não envie spam.

You can use these tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> 

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar