Os Melhores Eventos Anuais Grátis em Paris

Imersa numa orgulhosa tradição de “cultura para todos”, Paris acolhe vários eventos anuais grátis. Alguns são relacionados com arte, enquanto que outros são apenas diversão. Em baixo está a nata da cultura entre os eventos gratuitos em Paris:

ano-novo-chines-paris

Festival de Música de Paris (Fête de la Musique)

Realizado todos os anos em Junho, mais propriamente no dia 21 de Junho, esta celebração da música em todas as suas formas e géneros ganhou tal popularidade que tem inspirado dezenas de outras cidades para comemorar no mesmo dia – Nova York realizou o seu primeiro festival em 2007. Quer você caminhe pelas ruas em busca do concerto perfeito, quer opte por consultar o calendário anual, o Festival de Música de Paris (Fête de la Musique) não é para ser desperdiçada.

Praia de Paris (Paris Plage)

Desde 2002 que a cidade de Paris, tem transformado as margens do rio Sena numa praia – e nos últimos anos a Paris Plage (Praia de Paris) foi estendida a outras localidades da cidade. Agora, o verão na cidade da luz seria impensável sem a sua praia. Entre banhos de sol na areia, banhos de piscina suspensa sobre o rio Sena, andar de caiaque, ou desfrutar de espectáculos grátis à noite, a Paris Plage oferece actividades grátis para miúdos e graúdos. Este evento durante cerca de 4 semanas e começa por volta de 20 de Julho, mais dia, menos dia.

Cinema ao ar livre em La Villette (cinéma en plein air)

Todos os Verões, durante sensivelmente um mês dividido entre Julho e Agosto, o ultramoderno Parque de La Villette é um regalo para os amantes de cinema. Um ecrã gigante ao ar livre onde pode ver clássicos e hits mais recentes. Este evento – onde pode ver pelo menos um filme por noite – é geralmente grátis.

Orgulho Gay de Paris (Marche des Fiértés)

O Paris Gay Pride atrai centenas e milhares de pessoas para as ruas de Paris todos os anos em Junho e é mais uma festa de rua gigantesca do que uma simples demonstração política. Este colorido evento de luta pelo aumento dos direitos civis para os indivíduos GLBTQ, é aberto a todos. É uma grande oportunidade de ver a cultura de Paris em toda a sua plenitude.

Dia da Bastilha

O Dia da Bastilha comemora o alvorecer da Revolução Francesa de 1789 e os primeiros sinais de uma República e é comemorado com fogos de artifício, desfiles e festivais de rua. Todos os anos a 14 de Julho, Paris ganha vida com eventos gratuitos em honra da democracia francesa.

Jornadas Europeias do Património (Journées du Patrimoine)

As Jornadas Europeias do Património (Journées du Patrimoine) é um evento anual em que centenas de edifícios históricos e governamentais, monumentos e outros locais notáveis habitualmente fechados ou parcialmente abertos ao público, abrem as suas portas aos visitantes de Paris, permitindo ver o interior de locais como o Palácio Presidencial (Palais de l’Elysée) ou a centenária Universidade de Sorbonne. Este evento, geralmente realiza-se em meados de Setembro e é uma grande oportunidade para dar uma olhada a lugares escondidos em redor da cidade – e de graça.

Noite Branca (Nuit Blanche)

Iniciada em 2002, a Paris Nuit Blanche (Noite Branca) tornou-se uma celebração anual que atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos. Inúmeras galerias de Paris, museus, prefeituras e até mesmo piscinas abrem as suas portas durante toda a noite para os visitantes – com entrada gratuita. Efeitos de luz elaborados, concertos e acontecimentos de todo o tipo esperam por si nessa noite.

Luzes de Natal e Festas

Todo os meses de Dezembro, Paris é adornada com luzes de Natal, e são criadas pistas para patinar no gelo. O Natal em Paris também marca a abertura dos mercados de Natal em torno da cidade, os quais podem proporcionar um passeio inesquecível.

Ano Novo Chinês em Paris

O Ano Novo Chinês em Paris tornou-se um dos eventos anuais mais populares da cidade. Paris tem uma grande e crescente comunidade franco-chinesa, cuja influência cultural é cada vez mais forte. Parisienses de todas as faixas etárias, enchem as ruas a Sul de Paris todos os anos para assistir a um desfile alegre cheio de dançarinos e músicos e ver dragões e peixes de tons vibrantes. Os restaurantes chineses estão lotados com os habitantes locais e turistas. A noite talvez inclua apresentações teatrais, musicais ou até festivais de cinema. Uma experiência verdadeiramente única.

Se nenhum destes eventos grátis coincidir com a sua estada em Paris, procure por alguns dos melhores programas grátis na cidade luz.

Conhece mais algum evento anual grátis em Paris que ache que mereça ser mencionado? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu