Os 5 Melhores Parques de Amesterdão

São 28, os parques de Amesterdão que oferecem descanso da agitação da cidade, com áreas perfeitas para piqueniques e espaços para correr e passear. A não ser que viva ou vá viver em Amesterdão, você não vai conseguir vê-los todos, por isso em baixo estão os 5 melhores. Encontre pelo menos um que se adapte às suas necessidades.

Especialmente em dias de sol ou amenos, estes espaços verdes transformam-se em vida ao ar livre e sala de refeições para moradores e visitantes, enquanto artistas, músicos e crianças adicionam valor ao entretenimento. E, mesmo com temperaturas mais baixas, um passeio através de qualquer um destes parques, vai-lhe fazer bem para ganhar forças para continuar a explorar a cidade:

1 – Vondelpark – O melhor Parque de Amesterdão

VondelparkLocal: Museu Quarter (Oud Zuid).

Linhas de eléctrico: 1, 2, 3, 5, 6 ou 12.

Características:

– Vondelpark é o maior parque central de Amesterdão.

– Combina grandes campos relvados, jardins (incluindo um jardim formal de rosas); lagoas e canais; quilómetros de vias pavimentadas e trilhos arborizados, piscina para crianças e playground.

– Tem Quatro restaurantes/cafés dentro do parque: Café Vertigo no Filmmuseum (fabuloso terraço no Verão); Het Blauwe Theehuis (A Casa de Chá Azul) num edifício dos anos 30 que parece um disco voador; Het Groot Melkhuis,  popular para os miúdos e o Vondeltuin  a sul, um lugar casual.

– Atrai moradores e visitantes de todos os tipos (10 milhões por ano).

– Ideal para jogging ou caminhada, ciclismo, patinação, piqueniques, banhos de sol e desportos (frisbee, futebol, boccia, etc.)

– No verão, o Vondelpark Open Air Theater oferece música grátis, dança e espectáculos de cabaret. De Quarta-feira a Domingo.

– O Filmmuseum, o museu do país para a cinematografia, está localizada a norte do parque.

2 – Museumplein – O parque mais conveniente de Amesterdão

museumpleinLocal: Museu Quarter (Oud Zuid).

Linhas de eléctricos: 2, 3, 5, 12, 16 ou 24.

Características:

– Dominado por uma extensa área relvada e rodeado pelo Rijksmuseum, Museu Van Gogh e Museu Stedelijk.

– A zona norte, inclui um lago (pista de patinação no gelo no Inverno), vendedores ambulantes (sazonal), lojas dos museus, um restaurante com serviço completo, um campo de basquetebol e um half pipe de skate.

– Ideal para piqueniques, andar de patins / skate (em half-pipe) e outros desportos (frisbee, futebol, basquetebol)

– Vista impressionante do Rijksmuseum.

– Recebe concertos ao ar livre no Dia da Rainha (30 de Abril) e Dias da Libertação (04-05 maio), bem como durante vários festivais.

– A zona sudeste do parque apresenta dois memoriais da Segunda Guerra Mundial: o Monumento Ravensbrück, que comemora as prisioneiras do campo de concentração nazista com o mesmo nome, e o Monumento dos Ciganos, que homenageia Roma e Sinti, nomes mais aceitáveis para este grupo étnico, vítimas da guerra.

3 – Sarphatipark – Melhor Parque perto de um mercado

SarphatiparkLocal: Pijp.

A linha do eléctrico: 3

Características:

– Área relvada livre de cães, separada por água de um playground virtual para cães; campos de basquete, ténis de mesa, parque fechado para as crianças.

– Dezenas de restaurantes e cafés.

– Atrai visitantes e moradores, incluindo estudantes e jovens profissionais que migraram para a área Pijp.

– Ideal para um pequeno passeio ou para um piquenique, até porque o mercado Albert Cuyp, está bem próximo e pode lá comprar alimentos frescos.

– O elaborado chafariz, apresenta um busto de bronze do holandês médico e urbanista Samuel Sarphati, homónimo do parque.

4 – Beatrixpark – O Parque mais limpo de Amesterdão

beatrixparkLocal: Zuider Amstel (a sul do Bairro dos Museus / Oud Zuid).

A linha de eléctrico: 5

Características:

Relvado espaçoso, caminhos sombreados,  jardins bem cuidados a rodear uma lagoa com um repucho, piscina rasa para crianças, canais limpos o suficiente para que as crianças (e cães) possam nadar neles.

Significativamente menos povoado, mais limpo e mais silencioso que os parques mais a centro da cidade.

Atrai quase exclusivamente locais – famílias, crianças, donos de cães responsáveis e quem procura a verdadeira paz e tranquilidade.

O ideal para piqueniques, caminhadas, jogar frisbee, brincar, bronzear e, geralmente, descansar numa atmosfera calma.

5 – Oosterpark – Parque de maior diversidade cultural

oosterparkLocal: Oost (leste).

Linhas do eléctrico: 3, 7 ou 9.

Características:

Imenso campo relvado, grande lagoa, que atrai grandes aves aquáticas; piscina para crianças, zonas amigas e livre de cães; caminhos largos e pavimentados para ciclistas.

Atrai maioritariamente locais, que constituem um dos bairros com maior diversidade étnica em Amesterdão, que abriga uma grande população do Suriname, Indonésia e Índia. Popular entre os músicos, casais e famílias.

Ideal para uma visita, já que fica muito longe a leste do centro. Muito espaço para desporto e reuniões de grupo de todos os tipos.

Localizado logo atrás do imponente KIT Tropenmuseum, que antes era dedicado ao colonialismo holandês e agora abriga um museu antropológico fascinante sobre o mundo em desenvolvimento.

O Oosterpark abriga a parte grátis e ao ar livre, do Amsterdam Roots Festival, um festival de música do mundo realizada todos os meses de Junho em Amesterdão.

O parque tem várias esculturas, talvez a principal seja, o Monumento Nacional da História da Escravidão.

Qual é o seu parque preferido de Amesterdão? Deixe o seu comentário

Este post tem 2 comentários

  1. Adoro Amsterdam já passei 3 meses na cidade , além do vondelpark que eu adoro existe também um outro parque westpark frequentado por locais que tem um espaço cultural westgazfabriek que é muito legal , no verão tem uma vasta programação cultural.

    1. @CEIÇA LIMA, 3 meses dá para conhecer muito bem uma cidade como Amesterdão, Ceiça. Obrigado por partilhar 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu