Lisboa é Frequentemente Confundida com Pisa, Atenas e Barcelona

Hotels.com, o website de reservas de hotéis, divulgou os resultados de um inquérito que realizou junto de 10.000 viajantes, em 13 países, no qual os questionava sobre a sua capacidade de reconhecer um local famoso, sem o seu marco histórico principal.

Assim, os participantes de países como os E.U.A, Japão, Reino Unido, Espanha, Austrália, Suécia, França e Alemanha, entre muitos outros, visualizaram fotos de cidades famosas, e foram questionados sobre o local que pensavam estar a ver.

Algumas das conclusões foram bastante surpreendentes, na medida em que muitos habitantes de um país não reconheceram uma das suas cidades principais, sem o referido marco histórico.

No que respeita a reconhecer Portugal, é relevante notar que 78,9% dos espanhóis reconheceram Lisboa, com uma foto da zona da Ponte 25 de Abril, com a Ponte removida da foto (nas fotos em baixo). No entanto, 13,8% dos espanhóis confundiram Lisboa com Atenas e 3,5% confundiram Lisboa com Pisa. Por outro lado, 27,4% dos espanhóis, ao verem uma foto de Barcelona, pensaram que esta fosse Lisboa.

Lisboa-com-ponte

Lisboa-sem-ponte

Um dos resultados mais surpreendentes deste inquérito prende-se com a reincidência de respostas confundindo Pisa com Lisboa. Assim, 44,4% dos inquiridos franceses, ao verem uma foto de Pisa, pensaram que esta fosse Lisboa. A mesma resposta foi dada por 20,2% dos irlandeses, 16,5% dos italianos e 3,1% dos espanhóis.

Outro resultado interessante foi o de os franceses e os alemães terem reconhecido Londres mais facilmente do que os próprios britânicos. 98% dos franceses detectaram Londres sem o Big Ben, bem como 87% dos alemães, deixando para trás os apenas 83% de britânicos que conseguiram reconhecer a sua capital sem o edifício-chave.

Outros exemplos curiosos são o de apenas 55% dos inquiridos alemães terem reconhecido Berlim, enquanto que os italianos e os dinamarqueses tiveram mais facilidade em reconhecer a capital alemã (59% e 62% respectivamente) sem o edifício do Parlamento. Em Espanha, apenas 58% dos inquiridos reconheceram Barcelona.

A conclusão que se pode tirar destes resultados é verificar como um marco icónico é importante para uma cidade, para a conseguirmos reconhecer e como alguns viajantes estrangeiros acabam por conseguir reconhecer as outras cidades melhor do que os próprios habitantes desse país.

Um quiz semelhante encontra-se disponível online, para qualquer pessoa que o deseje realizar, descobrindo se reconhece as principais cidades do mundo, sem o seu marco histórico. Experimente e deixe um comentário com o seu resultado.

Eu experimentei e como pode ver na foto que se segue acertei em 11 e errei em 4. Faça também você o quiz e deixe um comentário com o seu resultado.

quiz

Este post tem 2 comentários

  1. Errei 2, julgo que Barcelona e Dublin… e por acaso em Barcelona já estive 😐
    Mas está bem disfarçada.

    1. Excelente resultado 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu