Porque Reservar Hotéis Online é Quase Sempre mais Barato

Quando começou a ser possível reservar hotéis online, era muito normal conseguir um preço melhor se fizesse as reservas diretamente ou pessoalmente no hotel, devido ao fato de os hotéis pagarem comissões aos sites de reservas online. Portanto, se fizesse a reserva diretamente ou pessoalmente com os hotéis, eles não tinham de pagar nenhuma comissão e eu conseguia um preço mais vantajoso.

Agora, na era das opiniões online e com a concorrência online existente, as reservas online são quase sempre mais baratas, mesmo que faça a reserva no mesmo dia da estadia.

Reservar hotéis online

Nos sites de reservas de hotéis, o consumidor é rei

Atualmente, podemos comparar a maioria dos hotéis em cada cidade, em qualquer grande agência de viagens online, como por exemplo a Booking.com, e classificá-los por preço, localização e/ou notas de revisão. Isto significa que os consumidores têm quase todas as informações que precisam nas suas mãos e por isso os hotéis têm de competir por preço e qualidade, com o objetivo de ficarem cheios. Se dois hotéis vizinhos e semelhantes, com resultados de opiniões de hóspedes semelhantes, estão a competir online, o que cobra menos vai ser reservado muito antes do outro, simples.

Agora que a maioria das reservas são feitas online, as propriedades têm grandes incentivos para minar os seus concorrentes em preço, de forma a que apareçam no topo das listas. Por outras palavras, o negócio de reservas de hotéis online tornou-se uma espécie de leilão reverso, onde cada hotel reduz o seu preço o suficiente para encher.

As opiniões online são fundamentais para os melhores hotéis

Quando um hotel ganha uma série de críticas positivas e consequentemente um aumento nas reservas, ele vai tentar proteger a boa reputação e isso só é possível se os hóspedes ficarem satisfeitos com as suas estadias. A parte mais interessante é que parece que se fizer a sua reserva online, pode vir a ter um tratamento preferencial, sobre aqueles que fizeram a reserva por outra via. Com isto não quero dizer que sejam mais simpáticos consigo do que com os outros hóspedes, mas provavelmente irá ficar com o quarto melhor ou com uma vista melhor.

Você faz as suas reservas de hotéis, online ou por outra via?

Este post tem um comentário

  1. Bom dia!
    Recentemente tive uma experiência que corrobora precisamente esta ideia. Escolhi alojamento no Gerês via um destes sites (neste caso o Booking) e no local o colaborador comentou connosco a forma da reserva. Foram especialmente atenciosos durante a estadia e apesar de acreditar que têm esta atitude com todos os seus clientes, fiquei com a sensação que se esmeraram especialmente… E resultou! Havíamos escolhido o alojamento pela relação preço/qualidade, avaliada pelos comentários dos clientes (9/10) e posteriormente avaliámos de forma positiva a nossa estadia. É por isso importante ao reservar através destes sites, dar feedback posteriormente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu