Restaurantes: Pague o que Quiser

Se gosta de comer bem, viajar na altura da Restaurant Week, é uma boa maneira de comer menus especiais a preços mais baratos. Infelizmente isso só acontece em determinada altura do ano (varia de cidade para cidade).

Para quem não abdica de comer fora e de faca e garfo, existem alguns restaurantes inovadores e solidários com os menos afortunados, em que apenas paga o que achar que deve pagar pela sua refeição. É de salientar que este tipo de restaurantes funcionam através de voluntariado. Apesar de ainda não serem muitos, acredito que o sucesso dos restaurantes deste tipo existentes, fará nascer muitos outros espalhados por esse mundo fora. Pelo menos assim espero. Enquanto isso não acontece, se for a algum destino onde os seguintes restaurantes estão localizados, experimente.

De Wiener Deewan – Situado em Viena, mais precisamente em Liechtensteinstrasse 10, este restaurante serve 5 pratos paquistaneses, sendo três deles vegetarianos. Os preços das bebidas são fixos.

restaurante-viena-pague-o-que-quiser

Foto: lou

Lentil As Anything – Esta organização tem actualmente três restaurantes em St Kilda, Brunswick e o convento de Abbotsford, nos subúrbios  de Melbourne. Têm ainda uma cantina na faculdade de Collingwood, a primeira cantina de uma escola a funcionar deste modo e um café em Artplay, no coração de Melbourne. Todos os restaurantes são de cozinha vegetariana.

restaurante-vegetariano-melboune

SAME Café – Situado em Denver, apenas servem comida saudável baseada em ingredientes orgânicos. Em vez de caixa registadora existe uma caixa para donativos  para deixar a quantia que acha que a sua refeição vale ou deixar um pouco mais para ajudar alguém menos afortunado a ter uma refeição. Têm também um blog, de onde retirei a foto em baixo, através do qual colocam ocasionalmente novidades e iniciativas para angariar fundos.

same-cafe-denver

One World Everybody Eats – Um mundo em que toda a gente come é o nome deste restaurante traduzido para português, fica em Salt Lake City e está aberto 7 dias por semana. Tal como os outros restaurantes mencionados neste artigo, também paga o que quiser pela sua refeição saudável e tem a particularidade de oferecer um voucher de comida por cada hora de voluntariado que um cliente queira fazer na cozinha, no jardim ou noutro lugar qualquer da comunidade. Aqui só passa fome, quem quer.

one-world-cafe-salt-lake-city

Com a crise, alguns restaurantes (alguns deles extremamente caros) usam este “sistema” de pagamento temporariamente para atrair novos clientes e claro para ficarem na boca do mundo. O último exemplo que conheço foi o do restaurante Little Bay em Londres, onde durante este mês de Fevereiro apenas paga o que quiser pela sua refeição. Se estiver ou for a Londres até ao final de Fevereiro, já sabe onde pode comer num restaurante conceituado e pagar o que muito bem entender. Bom apetite!

Já comeu num restaurante com este tipo de funcionamento? Quanto pagou pela sua refeição? Se conhecer algum restaurante que não esteja na lista, deixe um comentário com o nome do mesmo e terei todo o prazer em adicioná-lo à lista.

Deixe uma resposta

Fechar Menu