Viajar a Pensar No Aquecimento Global

Todos nós temos a obrigação de minimizar o efeito de estufa (Aquecimento Global), que infelizmente está a tomar proporções cada vez maiores, no qual o turismo tem grande responsabilidade. Infelizmente, viajar é uma fonte enorme de emissões de carbono, por isso deixo aqui algumas dicas em como pode ajudar a lutar contra este problema, cada vez que viaja e que pode fazer toda a diferença.

Ilustração: Charles Waller

1 – Antes de sair de casa, certifique-se de que desligou todos os aparelhos electrónicos das tomadas (menos o frigorífico, por razões óbvias) e que as torneiras estão bem fechadas. No caso das torneiras, pode desligar o quadro.

2 – Se puder, tente ficar alojado num hotel com certificado ecológico.

3 – Embora seja tentador, evite de usar as pequenas garrafas de shampoo, sabonete, condicionador, etc, que por norma os hotéis oferecem. São um autêntico desperdício de plástico.

4 – Não deixe o ar condicionado, as luzes e a televisão ligadas, quando não está no quarto.

5 – Se precisar de alugar um carro, aluga um que seja amigo do ambiente, um híbrido por exemplo, o meio ambiente agradece e você poupa uns trocos em gasolina.

6 – Use transportes públicos sempre que possível. Em deslocações de longa distância, dê preferência ao comboio.

Tem alguma outra ideia de como minimizar o efeito de estufa, em viagens? Se sim, partilhe-a com os leitores deste blog. O planeta Terra agradece-te.

Deixe uma resposta

Fechar Menu