Viajar Mais Barato a Poupar Combustível

A vida não anda nada fácil para os condutores portugueses e não só, devido à escalada dos preços dos combustíveis. Neste artigo, falei sobre dois sites que lhe podem ajudar a saber onde se abastecer com o combustível mais barato da sua zona e agora, vou aqui deixar algumas dicas que podem fazer a diferença no consumo do seu automóvel e também no meio ambiente.

Rotações

Evite esgotar as mudanças. Para automóveis a gasolina, tente não passar as 3000 rotações e para automóveis a gasóleo evite passar as 2500/3000. A partir destes valores o seu automóvel irá consumir consideravelmente mais. Faça por andar, sempre que possível, na mudança mais elevada. ex: circular a 50km/h em 5ª velocidade.

Foto: Pulpolux

Velocidade

Faça uma condução defensiva. Tente manter uma velocidade constante. Evite as acelerações e travagens bruscas. Redobre a atenção na estrada e quando vir que o carro da frente vai abrandar por qualquer motivo, antecipe-se e tire o pé do acelerador para fazer com que o motor reduza ao mínimo o consumo do seu automóvel, em vez de fazer reduções ou travagens bruscas .

Ar Condicionado

Use apenas o ar condicionado do seu automóvel em casos extremos. É certo que os sistemas de ar condicionado, cada vez exigem menos dos motores, mas mesmo assim, são um dos principais responsáveis do aumento de consumo de um automóvel.

Pressão dos pneus

A pressão dos pneus correcta é fundamental para vários factores como a estabilidade, segurança e o … consumo. A pressão correcta para o tipo de viagem que vai efectuar pode fazer com que poupe entre 2 a 3% de combustível, além dos factores que em cima mencionei.

Peso desnecessário

Livre-se do peso desnecessário do seu automóvel. Precisa de tudo o que tem no seu porta bagagens? De certeza?

Cruise control

Se o seu automóvel tem cruise control, use-o sempre que possível. Este equipamento permite-lhe programar e manter a velocidade a que deseja circular.

Deixe também um comentário com uma dica para poupar combustível. Eu e os leitores do Viajar Mais Barato, agradecemos.

Este post tem 4 comentários

  1. Ande em quinta velocidade a 50 klm/hora e o dinheiro que vai poupar no combustivel vai certamente servir para comprar um kit de embraiagem novo!!! Isto realmente ha com cada um!

Deixe uma resposta

Fechar Menu