Voluntariado – Combinar o Prazer de Viajar com o Serviço Comunitário

crianças-africaEm todo o mundo, viajantes estão a descobrir que podem conseguir uma ligação profunda com as pessoas e lugares que visitam, simplesmente passando algum tempo a ajudar e a tornar a vida de alguém melhor. Muitos dos destinos a precisarem de ajuda, são lugares onde os descontos podem ser encontrados para os viajantes dispostos a tal.

Combinar uma viagem de férias, com trabalho voluntário em projectos locais é uma maneira que muitos turistas encontram para “mergulhar” na cultura local e fazer a diferença. Aqui estão algumas sugestões para o ajudar a decidir se a viagem de voluntariado é para si.

Veja como:

1. Escolha uma organização que siga as suas paixões. Sente-se obrigado a construir casas para vítimas de furacões ou tsunami? Gostaria de ajudar os agricultores a cultivar a terra?

2. Analise a sua própria personalidade. Se vai fazer trabalho voluntário numa cultura que é estranha para si, acha que tem a mente aberta o suficiente para aceitar e respeitar as opiniões das pessoas que está a ajudar?

3. Pense quanto tempo quer passar a trabalhar num projecto de voluntariado e de quanto tempo gostaria de fazer actividades turísticas.

4. Depois de encontrar alguns projectos de interesse, envie um e-mail ou telefone para pedir exactamente o tipo de trabalho que vai fazer. Ensino em sala de aula? Construção? Trabalhar com animais selvagens? Leve tempo para pensar seriamente se este tipo de turismo voluntário está em sintonia com o seu condicionamento físico e mental.

5. Pergunte ao organizador da viagem em que país e região específica se situa o projecto. Numa cidade grande? Numa cidade pequena ou localidade rural, onde pode não haver água potável e você tem que viver numa barraca?

6. Qual é a duração do projecto. Um dia, uma semana ou mês? Quantas pessoas estarão envolvidas no projecto? Dois ou três, uma dúzia ou mais?

7. Quem organiza a viagem? Uma organização sem fins lucrativos do seu país ou do país onde está localizado o projecto? Uma organização local?

8. Normalmente paga-se para ir de férias voluntárias, mas pergunte exactamente o que o dinheiro cobre. Cobre alojamento e alimentação? O pessoal de apoio no país? O pessoal que trabalha nos bastidores para tornar a viagem possível?

9. Depois de escolhido um projecto, pergunte sobre o tipo e a quantidade de apoio oferecido. Que vacinas podem ser necessárias? Pacote de informações sobre o país e do projecto? Apoio durante a viagem e mesmo depois da mesma?

Onde encontrar oportunidades:

Voluntariado UE – Este é o sítio onde poderá encontrar toda a informação sobre voluntariado na UE. Consulte e participe nos projectos que decorrem na União Europeia.

Voluntariado Jovem – Vários projectos de voluntariado, em Portugal,  em áreas diversas como o apoio às crianças, apoio aos idosos, desporto,etc. Para participar terá de se registar como voluntário e em seguida, depois de escolher um projecto, fazer a sua inscrição. Neste sítio tem acesso aos contactos das entidades que promovem os projectos. Se tiver alguma dúvida contacte directamente as entidades promotoras responsáveis pela gestão dos projectos.

Site Voluntariado – Conselho Nacional para a promoção do voluntariado onde pode encontrar vários links nacionais e internacionais.

Voluntariado nas Nações Unidas – Toda a informação sobre voluntariado nas Nações Unidas.

Seja um Voluntário – Informações sobre voluntariado no Brasil.

WWOOF – Aqui é oferecido alimentação e alojamento em troca de um dia de trabalho numa quinta. Com milhares de anfitriões disponíveis em 53 países, existe uma oportunidade adequada para todos.

Help Exchange – Um site que lista anfitriões de todo o mundo e que estão à procura de um par de mãos extra, seja nas suas fazendas ou jardins, trabalhar em escolas ou em projectos religiosos, construção de casas ou centros comunitários para simplesmente ajudar uma família a levar as crianças à escola. É necessário pagar uma pequena taxa para aceder aos detalhes dos anfitriões, mas o alojamento e a alimentação é fornecida em troca do seu trabalho.

Conservation Volunteers – Projectos de curto-prazo principalmente na Austrália e Nova Zelândia. Trabalho em equipa para proteger os habitats e promover o turismo ecológico. Para participar é geralmente necessário uma pagar uma pequena taxa, mas abrange toda a comida e alojamento.

Já fez ou faz voluntariado? Deixe um comentário com o seu testemunho e/ou dicas para novos voluntários.

Deixe uma resposta

Fechar Menu